Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011

Como será a publicidade do futuro?

Alguns especialistas em comunicação acreditam que o destino da propaganda está nos formatos das novas mídias. Podcast, Twitter, RSS e Televisão Digital disputam a preferência da maioria. Existem empresas tão obcecadas por este caminho que até construíram laboratórios para testar o impacto das mensagens com 140 caracteres.     

Uma outra vertente aponta o Merchandising Editorial (Tie In) como solução criativa e eficiente para a publicidade. Em filmes, novelas e seriados já encontramos uma imensa quantidade de produtos e serviços sendo anunciados. Exemplo clássico, a atriz entra no quarto falando por telefone com seu gerente do Banco, que sempre atencioso e prestativo, liga oferecendo créditos com juros baixos capazes de realizar os sonhos de qualquer mortal. Pronto! Você absorve a mensagem sem notar, daqui a dois ou três dias o Banco ganha um novo cliente.

Contudo, e se olhássemos um pouco mais longe, onde as propagandas utilizam a realidade aumentada. Sabe aquele papelzinho com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente à webcam/celular e vê um objeto aparecer na tela, então, para a geração Z, este tipo de publicidade, que mistura elementos do mundo real com o virtual, é o futuro.

Ainda não está convencido? Que tal viajarmos para o ano de 2050. Os visionários imaginam, indicam e especulam: letreiros luminosos na lua; hologramas em shoppings, concessionárias e imobiliárias; chips promocionais introduzidos diretamente na cabeça, sendo removido do cliente quando este sair da loja; e incrivelmente, robôs-propaganda nas ruas.

Por mais que as coisas evoluam, afirmo: “Nada supera uma ideia criativa”. O importante mesmo é ouvir, aprender, descobrir, explorar, criar, comunicar e... encantar. Que todos tenham um ótimo fim de ano e boas festas!

Um comentário: