Sim, todos podem!
Um país democrático tem como prioridade exercer sua liberdade intelectual, étnica, cultural, econômica e política. Assim sendo, que se abram as portas do Palácio do Planalto para receber Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente do Brasil.
Mas o que tem por trás dos bastidores de uma campanha eleitoral que é capaz de transformar anônimos em ídolos populares? O responsável por essa aparente mágica chama-se Marketing Político. E é através desta ferramenta que candidatos constroem sua imagem, elaboram projetos e conquistam votos.
Os profissionais deste segmento são os “Marquetólogos” ou “Consultores Políticos” – apesar de muitos insistirem erroneamente no termo “Marqueteiros” – eles que irão mapear o perfil dos eleitores, montar o cronograma das ações, treinar equipes de apoio, monitorar os resultados da campanha, e acredite se quiser, se for necessário, realizar mudanças estéticas no candidato.
O Marketing Político vem se desenvolvendo, com o advento da internet e o surgimento das redes sociais, a briga por eleitores chegou ao espaço virtual. O candidato mais bem-sucedido nesta área foi Barack Obama, utilizando recursos interativos (virais, twitter, facebook, podcasts, blogs) este conquistou a presidência dos EUA.
Seu case motivou centenas de políticos brasileiros a investirem, mesmo sem experiência, em mídias digitais. Isso marcou o tom emblemático e positivo do avanço, da modernidade e da aliança tecnológica nas eleições de 2010. Alguns fracassaram, outros obtiveram sucesso, mas muitos aprenderam a grande lição: “O caminho para El Dorado está a um clique de você”.
Realmente, e para buscar informação na mídia, é necessário inteirar-se de outras informações, pois corre-se o risco de crer em meias verdades, concretas mentiras...
ResponderExcluirAbraços.
Nadilce, obrigado pela visita. Muitas vezes acabamos caindo no conto do vigário, seja por inocência, seja por ignorância. Abraços.
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