Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Democracia Canarinho

Sim, todos podem!

Um país democrático tem como prioridade exercer sua liberdade intelectual, étnica, cultural, econômica e política. Assim sendo, que se abram as portas do Palácio do Planalto para receber Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

Mas o que tem por trás dos bastidores de uma campanha eleitoral que é capaz de transformar anônimos em ídolos populares? O responsável por essa aparente mágica chama-se Marketing Político. E é através desta ferramenta que candidatos constroem sua imagem, elaboram projetos e conquistam votos.

Os profissionais deste segmento são os “Marquetólogos” ou “Consultores Políticos” – apesar de muitos insistirem erroneamente no termo “Marqueteiros” – eles que irão mapear o perfil dos eleitores, montar o cronograma das ações, treinar equipes de apoio, monitorar os resultados da campanha, e acredite se quiser, se for necessário, realizar mudanças estéticas no candidato.

O Marketing Político vem se desenvolvendo, com o advento da internet e o surgimento das redes sociais, a briga por eleitores chegou ao espaço virtual. O candidato mais bem-sucedido nesta área foi Barack Obama, utilizando recursos interativos (virais, twitter, facebook, podcasts, blogs) este conquistou a presidência dos EUA.

Seu case motivou centenas de políticos brasileiros a investirem, mesmo sem experiência, em mídias digitais. Isso marcou o tom emblemático e positivo do avanço, da modernidade e da aliança tecnológica nas eleições de 2010. Alguns fracassaram, outros obtiveram sucesso, mas muitos aprenderam a grande lição: “O caminho para El Dorado está a um clique de você”.

2 comentários:

  1. Realmente, e para buscar informação na mídia, é necessário inteirar-se de outras informações, pois corre-se o risco de crer em meias verdades, concretas mentiras...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nadilce, obrigado pela visita. Muitas vezes acabamos caindo no conto do vigário, seja por inocência, seja por ignorância. Abraços.

    ResponderExcluir